Custeada com recursos oriundos de acordos de não persecução penal e transações penais promovidos pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO), por intermédio da Promotoria de Justiça de Nova Crixás, foi inaugurada no fim da semana passada a obra de reforma e ampliação da antiga sede do 3º Pelotão da 13ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), sediada naquela cidade. A utilização destes recursos está prevista no Programa Estruturar para Humanizar, da Área de Políticas Públicas e Direitos Humanos do Centro de Apoio Operacional do MP-GO.
De acordo com o promotor de Justiça Augusto Henrique Moreno Alves, a ação teve início após articulação promovida pelo MP-GO com o Poder Judiciário local, representado pelo juiz Giuliano Morais Alberici; a Polícia Militar de Goiás, representada pelo comandante do 3º Pelotão, sargento Sérgio Mendes Nunes, e com o presidente do Conselho de Segurança Pública de Nova Crixás, Danilo Domingues Fernandes. O objetivo foi garantir a construção de estrutura predial para a Polícia Militar exercer suas funções e atender ao cidadão com dignidade na comarca de Nova Crixás. O projeto utilizou o antigo prédio do 3º Pelotão, que estava desativado. Com a reforma e ampliação, o local passou a contar com sala de atendimento, sala para alocação do monitoramento eletrônico existente no município, alojamento, banheiro acessível, cozinha e copa.
A obra teve início em 6 de maio de 2019 e foi concluída em 15 de fevereiro deste ano, tendo custado R$ 103.956,46. O recurso propiciou a aquisição do material de construção e do mobiliário e o pagamento de mão de obra. “A boa execução do projeto só foi possível em razão do esforço conjunto dos envolvidos, possibilitando, inclusive, a utilização de mão de obra carcerária durante todo o período da construção, garantindo a redução de custos e a aproximação dos reeducandos à sociedade”, explicou Augusto Henrique Moreno Alves.
A inauguração da sede estava programada para abril deste ano, mas acabou adiada em razão da situação de pandemia causada pela Covid-19 e da necessidade de preservação do isolamento social. O início de atividades do pelotão no novo local foi operacionalizada no dia 8 deste mês. “Com a inauguração deste local, garante-se ao aos policiais militares estrutura para o exercício de sua relevante função, além de proporcionar que o cidadão que busca atendimento em situações de conflito seja recepcionado de forma humanizada”, observou o promotor de Justiça. (Texto: João Carlos de Faria – Assessoria de Comunicação Social do MP-GO, a partir de nota da Promotoria de Nova Crixás - Fotos: acervo da Promotoria de Novas Crixás)